Estima-se que quase metade da população mundial terá algum tipo de sintoma relacionado a doença hemorroidária. As hemorróidas podem ser externas e internas, as internas se dividem conforme sua gravidade (grau de deformidade): primeiro, segundo, terceiro e quarto grau.
O que é este procedimento?
Consiste em aplicar anéis elásticos “estrangulando”/ “asfixiando” as hemorróidas internas protusas.
Quando está indicado?
Nas hemorróidas internas, principalmente nas de segundo grau. Não serve para todas as pessoas que tem hemorróidas.
Como é feito? É doloroso?
É realizado no próprio consultório com anestesia em gel. O conceito do procedimento é justamente ser rápido e pouco doloroso de maneira que possa ser feito no consultório médico.
Tem algum preparo antes do exame?
Recomendo que o paciente faça uma lavagem retal 3 horas antes do procedimento com os seguintes medicamentos: Fleet Enema ou Phospho Enema – comprar 1 frasco na farmácia e aplicar em casa por via retal.
Existe alguma contra-indicação?
Pacientes em uso de anticoagulantes e afinadores de sangue não podem fazer este procedimento. Estas medicações deverão ser suspensas.
Quais são os principais efeitos colaterais?
Dor, sangramento e infecção podem ocorrer.
E depois… alguma recomendação?
Não andar de moto, bicicleta ou praticar exercícios físicos até 5 dias após o procedimento, bem como não faça longas viagens de carro ou avião em até 1 semana. Na maioria das vezes você poderá trabalhar ou fazer suas atividades diárias normalmente no dia do procedimento.