O HPV é um vírus sexualmente transmissível a partir do contato íntimo, responsável pela maioria das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) das regiões anal e perianal.
A maioria das pessoas não desenvolve sintomas. A minoria que desenvolve pode manifestar a doença na forma de verrugas/condilomas anogenitais ou de alterações celulares microscópicas detectadas através dos exames preventivos.
As verrugas podem ser tratadas de formas diversas, dependendo de cada caso.
O exame preventivo ou citologia anal é importante, pois alguns tipos de HPV geram alterações celulares que predispõem o desenvolvimento de câncer de ânus, e seu diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenção. Ele consiste na coleta indolor de células do ânus para análise microscópica. É realizado em pessoas que tenham maior risco de desenvolver infecções por esses tipos de HPV, como, por exemplo, pessoas que vivem com HIV, imunocomprometidos, pessoas que praticam sexo anal receptivo ou com histórico de outras ISTs anorretais, pessoas com útero e preventivo ginecológico alterado.
Sendo encontradas alterações na citologia anal, a avaliação deverá ser complementada com a colposcopia anal, um exame realizado também no consultório. Neste exame utilizamos um microscópio (o colposcópio) para examinar a região anal em busca de lesões que, caso sejam encontradas, serão biopsiadas e tratadas durante o próprio exame.
Dra. Clara Assaf
Coloproctologista
CRM 1051350